top of page

Atividade
Home > atividade

lama-criancas.png
close-up-boy-cooking.jpg

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas, desenvolvida por Platão, na Grécia Antiga, pressupõe que as ideias residem num mundo inteligível, fora do tempo e do espaço, e não no mundo material. Das ideias se originariam os fenômenos e objetos existentes no mundo, sendo esses apenas cópias das idéias, imitações imperfeitas. Aristóteles discordou de seu mestre. Para ele, a origem das ideias estava na observação dos objetos e, somente após observá-los, poderia-se formular uma ideia dos mesmos. “Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos“, disse o filósofo. Ambas as teorias ecoam até os dias de hoje, moldando a base de conceitos filosóficos.

Perceptível, entretanto, é que quanto mais experiências o ser humano vive, mais consciente ele se torna de si e do seu mundo. Experiências devem ser fomentadas já nos primeiros anos de vida, quando as crianças aprendem comportamentos e habilidades em tempo rasante. Não porque sejam inteligentes – embora possa haver componente genético -, mas porque encontram-se numa fase em que janelas de aprendizagem se abrem no cérebro, que está se formando - uma fase sensível, na definição de Maria Montessori -, ou porque é uma característica do primeiro setênio (período de sete anos), na concepção de Rudolf Steiner. Essa abertura direciona o interesse da criança a aspectos do seu ambiente: elas aprendem a andar, a falar e refinam seus sentidos e movimentos.
A argila é um excelente material natural com o qual crianças podem colher sua primeira experiência plástica. A flexibilidade e maleabilidade da argila oferecem uma gama de opções e formatos. Uma postura orientada pelo educador (que não deveria aguardar ou sugerir a criação de “produtos”), e um ambiente agradável, ajudam no processo de exploração do material, de simples manipulação e percepção com todos os sentidos.

Habilidades desenvolvidas com a argila: sensorial (tato, visão, olfato e paladar - dependendo da qualidade da argila, a criança pode sentir o gosto, se desejar); motora grossa (movimento e treinamento da musculatura); motora fina (movimento de pinça e coordenação olho-mão, que são a base da destreza necessária para atividades posteriores como escrever, desenhar e manipular pequenos objetos); emocional (expressão de sentimentos e sensibilidades, toque); cognitiva (concentração, persistência, criatividade); linguagem (comunicação verbal e não-verbal); social (interação com terceiros). Recomendação: para crianças de até cinco anos de idade, não disponibilizar formas, moldes ou materiais que limitem a possibilidade de descoberta. Eles devem encontrar alegria na recreação e criações devem ser expressão da sua imaginação.

 

menina.png
logo-png.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter

Edilene Florentino Jäger

Jornalista e educadora, com especialização no desenvolvimento infantil de zero a três anos de idade. Desde 2006 integrando equipes pedagógicas de instituições de educação infantil, na Alemanha.

Assine nossa newsletter

Email enviado!

© 2025  Sua Criança Consciente - Site By Remember Brasil

bottom of page