Livro
Home > livro

Livro de Banho
Os comportamentos lúdicos mais importantes no primeiro ano de vida sāo:
-
a descoberta de objetos – que devem ser atraentes, curiosos, sem oferecer perigo, tal como: ser grande o suficiente para que o bebê nāo consiga colocá-lo por completo na boca; sem arestas e pontos afiados; inquebrável; não ser pintado ou produzido com tinta/material tóxico.
-
brincadeiras para estimular a memória - jogos de esconde-esconde em que a peça desaparece do campo de visão, mas o bebê percebe que ela existe, ainda que não possa vê-la, como alguém que se esconde atrás de um lenço ou o brinquedo que foi parar debaixo do armário, quando foi jogado e rolou para longe.
-
brincadeiras de causa e efeito - em que um meio (o objeto) é usado para se atingir um fim. A título de exemplo: caixinhas de música; recipientes que o bebê possa manipular, no sentido de abrir/fechar, mover para baixo/para cima, encher/esvaziar, diminuir/aumentar etc., revelando que seu esforco foi recompensado. A percepção vai sendo desenvolvida na medida em que suas ações geram resultados.
-
em que um meio ("brinquedo") é usado para atingir, literalmente, um fim - Exemplos: caixinhas de música; objetos que o bebê possa manipular, no sentido de abrir/fechar, mover para baixo/para cima, encher/esvaziar, diminuir/aumentar etc. Elas desenvolvem a percepção, a medida em que suas ações podem fazer com que algo diferente aconteça.
A criança conhece seu ambiente físico por meio da boca (exploraçāo oral), do manuseio (exploraçāo manual) e da contemplaçāo (exploraçāo visual). Esses três comportamentos correspondem a necessidades básicas e, portanto, não devem ser evitados. Tais necessidades estão comumente agregadas num mesmo objeto, como livros de banho, que sendo impermeáveis, emborrachados ou recortados em formato de animais, estāo se tornando clássicos na banheira.
Em geral, os livros sāo fabricados de acordo com as normas exigidas, mas os pais devem sempre verificar a qualidade. No Brasil, diferentes editoras disponibilizam coleções com livros de pano, feitos em cetim e com cores vivas; títulos que trazem consigo o animal-tema da história, confeccionado em texturas macias para a criança interagir enquanto ouve o adulto narrar a história; e ainda livros com sons dos animais. Enquanto se divertem, as crianças se aproximam do universo literário e aprendem sobre o mundo ao seu redor.


