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“Somos Todos Diferentes, Sim!”: música que inspira a inclusão
A cantora e compositora Elisa Gatti encontrou uma forma única de conversar com sua filha sobre assuntos complexos: por meio da música.
Conhecida nas redes sociais como a “Mãe Musical”, ela cria canções que ajudam pais e educadores a abordar temas sensíveis de maneira leve e afetiva.
Em entrevista à Revista Crescer, Elisa contou que tudo começou com uma canção simples, feita para explicar à filha o que significa ter pais separados. O que ela não imaginava é que essa iniciativa ganharia tamanha proporção — e tocaria tantas pessoas.
Entre os vídeos que mais fazem sucesso está o em que aparece ao lado da pequena Chiara, cantando “Somos todos diferentes, sim!“. A letra, doce e acolhedora, celebra a diversidade com versos como:
Meu amiguinho usa óculos,
o outro é mais alto do que eu,
O corpo tem outro formato,
e eu acho um barato
ter um jeito que é só meu.
E segue lembrando que cada um é especial à sua maneira:
Minha amiguinha não pode enxergar,
a coleguinha não consegue andar,
as peles são de várias cores,
coloridas feito flores,
como é lindo se misturar.
A música continua, convidando à amizade e ao acolhimento:
Eu gosto deles como são,
e cada um ensina um montão.
Essa é a graça entre a gente:
eu também sou diferente,
Brincar junto tem mais diversão. (Refrão)
O amiguinho é mais quietinho,
o outro aprende mais devagar.
Tem crianca em outra sala,
que não ouve, que não fala.
No meu abraco todos têm lugar.
A força da música no desenvolvimento infantil
A música faz parte do cotidiano de todos nós — mas, para as crianças, ela é muito mais que diversão: é ferramenta poderosa de aprendizado, expressão e conexão emocional. O simples ato de cantar, dançar ou ouvir música estimula diversas áreas do cérebro infantil, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora, da memória e da criatividade.
Confira alguns dos principais benefícios:
• Expressão emocional: ajuda a criança a identificar e expressar sentimentos, além de proporcionar prazer e relaxamento.
• Coordenação motora: dançar, bater palmas e tocar instrumentos aprimora tanto os movimentos amplos (que envolvem braços, pernas e o corpo inteiro, por exemplo: correr, pular, rolar, chutar) quanto os finos (movimentos pequenos e precisos, geralmente das mãos e dedos – por exemplo: abotoar roupas, desenhar, recortar escrever).
• Habilidades sensório-motoras: a reprodução de gestos e sons estimula a integração entre percepção e movimento.
• Linguagem e comunicação: as letras das músicas ampliam o vocabulário e facilitam a interação social.
• Inclusão social: a música cria pontes entre crianças de diferentes origens e habilidades, favorecendo o senso de pertencimento.
• Vínculos afetivos: cantar e ouvir juntos fortalece a conexão familiar e cria memórias emocionais positivas.
• Transformação social: canções também podem ser agentes de mudança — inspirando empatia, questionando padrões e promovendo virtudes.



