Música
Home >música

O sapo não lava o pé
Um vídeo cativante publicado no YouTube mostra o pai tocando violão, enquanto o filho sacode o tamborim. Juntos, cantam a música “O Sapo Não Lava o Pé”, tradicional cantiga de roda do folclore nacional.
A letra fala sobre um sapo que, embora viva na lagoa, recusa-se a lavar os pés, o que resulta em um desagradável chulé – aqui pode-se explicar às crianças que bactérias (seres muito pequenos) alimentam-se do suor dos pés, causando o cheiro desagradável.
As estrofes são curtas, com repetições de palavras e rimas, o que ativa a linguagem verbal e não verbal (gestos, expressões faciais) e permite explorar diferentes tons de voz.
A melodia também é simples, adequada para crianças pequenas. Pelo visto, o pai a conhece bem e sabe quando deve pausar (é importante transmitir algo que a criança já conheça para gerar segurança ao aprendiz), acompanha com o instrumento e empresta seu entusiasmo, contagiando o filho.
Com abordagem educativa, “O Sapo Não Lava o Pé” é uma canção que ensina as vogais do alfabeto de forma criativa – cada estrofe enfatiza
uma delas –, apresenta o princípio de que toda ação gera uma consequência, reforça conceitos de higiene e cuidados com o corpo e promove a diversidade ambiental do Brasil, em um ritmo alegre e descontraído.



